Retinoblastoma é um câncer comum em crianças com menos de cinco anos e pode ser tratado com radioterapia

Retinoblastoma é um câncer comum em crianças com menos de cinco anos e pode ser tratado com radioterapia

O jornalista Tiago Leifert e sua esposa, Diana Garbin, revelaram que a sua filha Lua, de 1 ano e 3 meses, foi diagnosticada com retinoblastoma, um câncer que acomete o olho durante a infância e considerado o tipo mais comum de neoplasia que acomete o olho durante a infância. A maioria dos casos, 90%, é em crianças com menos de cinco anos de idade. É um tumor maligno que se desenvolve na retina, devido a uma mutação num gene no cromossomo 13. Estatísticas mostram que anualmente cerca de 400 crianças são diagnosticadas com esse tumor no Brasil.

O principal sintoma do retinoblastoma é a lecocoria, ou seja, um reflexo branco na pupila, conhecido como reflexo do olho de gato. Essa situação está presente em 90% dos casos diagnosticados. Uma forma de verificar esse sinal é sob luz artificial, quando a pupila está dilatada, ou em fotos com flash. Em crianças com os olhos saudáveis, o reflexo do flash é sempre vermelho e não branco. Outros sintomas são a baixa visão, estrabismo e deformação do globo ocular.

Em fase inicial a doença tem até 90% de cura. Entre os principais tipos de tratamento estão a radioterapia, cirurgia, crioterapia, terapia a laser (fotocoagulação ou termoterapia e quimioterapia. As opções terapêuticos serão baseadas no estágio que a doença foi diagnosticada.

2 cometários
CECILIA REGIA SANTOS COSTA
Comentou em 15/09/23

Tenho filho de 04 anos. E fiquei preocupada.

Paulo Maurício Barros de Oliveira
Comentou em 15/09/23

“Estamos de olhos nos olhinhos”

Escreva sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − oito =

Setembro Dourado
Câncer infantojuvenil pode ter até 80% de cura
Saiba Mais
Facebook - Setembro Verde
Fique atento aos sinais do câncer de intestino
Saiba Mais
Hábitos que potencializam o risco de desenvolvimento do câncer
Evite alguns hábitos que potencializam o risco de desenvolver câncer
Saiba Mais

Receba novidades