O Dia Nacional da Mamografia é comemorado em 5 de fevereiro. Esse dia serve como uma forma de lembrar a importância de se realizar este exame. A mamografia pode auxiliar na detecção precoce do câncer de mama quando realizada por mulheres assintomáticas.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), dentre suas vantagens de se realizar a mamografia estão: a redução da mortalidade pela doença, diminuição dos traumas físicos (tratamento em fases mais precoces), maior sobrevida, arrefecimento dos traumas familiares e o menor custo para sociedade relacionado à perda de um indivíduo produtivo.
A Sociedade Brasileira de Mastologia, o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomendam a mamografia anual para mulheres a partir dos 40 anos de idade. Já o Ministério da Saúde, organismo federal, recomenda o que o exame seja feito a partir dos 50 anos de forma bianual. Vale salientar que uma faixa importante da população (mulheres entre 40-49 anos) é responsável por cerca de 15-20% dos casos de câncer de mama.
A mamografia é como um exame tipo raio x das mamas. É um procedimento simples que pode provocar uma dor passageira ou um desconforto. O aparelho que realiza a mamografia chama-se mamógrafo. Durante o exame, a paciente coloca os seios, alternadamente, entre as duas placas do mamógrafo, que comprime as mamas e gera as imagens.
Recomenda-se realizar a mamografia entre o 5º e o 10º dia após a data de início da última menstruação.
Neste dia também é comemorado o Dia do Mastologista. A mastologia é uma especialidade médica que estuda, diagnostica e trata as doenças relacionadas às mamas, dentre elas o câncer.