Mamografia é o exame recomendado para a prevenção do câncer de mama

Dia Mundial da Mamografia e do mastologista v2

O Dia Nacional da Mamografia é comemorado em 5 de fevereiro. Esse dia serve como uma forma de lembrar a importância de se realizar este exame. A mamografia pode auxiliar na detecção precoce do câncer de mama quando realizada por mulheres assintomáticas.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), dentre suas vantagens de se realizar a mamografia estão: a redução da mortalidade pela doença, diminuição dos traumas físicos (tratamento em fases mais precoces), maior sobrevida, arrefecimento dos traumas familiares e o menor custo para sociedade relacionado à perda de um indivíduo produtivo.

A Sociedade Brasileira de Mastologia, o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomendam a mamografia anual para mulheres a partir dos 40 anos de idade. Já o Ministério da Saúde, organismo federal, recomenda o que o exame seja feito a partir dos 50 anos de forma bianual. Vale salientar que uma faixa importante da população (mulheres entre 40-49 anos) é responsável por cerca de 15-20% dos casos de câncer de mama.

O que é a mamografia e como é feita?

A mamografia é como um exame tipo raio x das mamas. É um procedimento simples que pode provocar uma dor passageira ou um desconforto. O aparelho que realiza a mamografia chama-se mamógrafo. Durante o exame, a paciente coloca os seios, alternadamente, entre as duas placas do mamógrafo, que comprime as mamas e gera as imagens.

Recomenda-se realizar a mamografia entre o 5º e o 10º dia após a data de início da última menstruação.

Dia do Mastologista

Neste dia também é comemorado o Dia do Mastologista. A mastologia é uma especialidade médica que estuda, diagnostica e trata as doenças relacionadas às mamas, dentre elas o câncer.

Escreva sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 7 =

Câncer de cabeça e pescoço tem 90% de chance de cura
Câncer de cabeça e pescoço tem 90% de chance de cura
Saiba Mais
Paciente oncológico deve redobrar os cuidados no inverno
Paciente oncológico deve redobrar os cuidados no inverno
Saiba Mais
Mês internacional de combate ao melanoma
Você sabe como se proteger contra o melanoma?
Saiba Mais

Receba novidades