Saúde da mulher: orientações para prevenir o câncer

31 de Março Dia da Saúde e Nutrição

As mulheres tendem a ser mais cuidadosas quando o assunto está relacionado à sua saúde ou à de sua família. Com relação à prevenção do câncer, existem outras atitudes que podem se somar à realização de exames de rastreamento. Confira a lista de ações que podem beneficiar ainda mais a sua saúde:

Alimentação saudável

Tenha uma dieta rica em alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras oleaginosas. É importante evitar os alimentos ultraprocessados e bebidas adoçadas.

Atividades físicas devem ser praticadas

Caminhar, trocar o elevador pelas escadas, passear com o pet, dançar, fazer ginástica e/ou musculação, entre outras. O importante é se movimentar e não deixar o sedentarismo fazer parte da sua vida. É possível encaixar a atividade física na rotina. São diferentes as possibilidades, procure uma que se adeque ao seu estilo de vida.

Diga não ao cigarro

Quando uma pessoa fuma e exala a fumaça, são liberadas no ambiente mais de 7 mil compostos e substâncias químicas que são inaladas por fumantes e não fumantes. Não fumar pode prevenir principalmente o câncer de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. 

Mantenha o peso corporal adequado

Manter um peso saudável é uma das formas mais importantes de se proteger contra o câncer. 

Vacine contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos 

A vacinação contra o HPV, disponível no SUS, e o exame preventivo (Papanicolaou) se complementam como ações de prevenção do câncer do colo do útero. 

Evite bebidas alcoólicas

Consumir bebidas com álcool, em qualquer quantidade, contribui para desenvolvimento do câncer. Combinar bebidas alcoólicas e tabagismo aumenta ainda mais a possibilidade do surgimento da doença.

Escreva sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − nove =

Setembro Dourado
Câncer infantojuvenil pode ter até 80% de cura
Saiba Mais
Facebook - Setembro Verde
Fique atento aos sinais do câncer de intestino
Saiba Mais
Hábitos que potencializam o risco de desenvolvimento do câncer
Evite alguns hábitos que potencializam o risco de desenvolver câncer
Saiba Mais

Receba novidades