A campanha Janeiro Branco foi criada com o intuito de disseminar a importância sobre a saúde mental e trazer conhecimento sobre o assunto. Idealizada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, a campanha teve seu início janeiro de 2014, quando um grupo de psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais, levantou a bandeira para falar sobre saúde mental, saúde emocional, sentido de vida, qualidade de vida e harmonia nas relações humanas.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a “saúde é um completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”. O mês dedicado a esse cuidado, o Janeiro Branco, visa conscientizar sobre a importância da saúde mental com a promoção e a compreensão de que cuidar da mente é tão essencial quanto cuidar do corpo.
Durante o mês, também é reforçada a importância de combater preconceitos relacionados a transtornos mentais e à busca por ajuda psicológica, já que muitos têm vergonha de procurar ajuda para falar sobre esses tipos de problemas. Por isso, Janeiro Branco é um convite para que todos reflitam sobre suas vidas, priorizem o bem-estar e ajudem a construir uma sociedade mais aberta e acolhedora para discutir sobre a saúde mental.