Câncer: evite queimar ou cozinhar demais os alimentos

Evite queimar ou cozinhar demais os alimentos

5 efeitos perigosos de ter alimentos queimados ou carbonizados

Pesquisadores descobriram recentemente que comer alimentos cozidos em altas temperaturas, como carne vermelha e frituras, eleva o risco de câncer. O suposto culpado disso é o DNA danificado pelo processo de cozimento, ou seja, a comida processada.

Por isso, para reduzir o risco de câncer, é recomendável evitar queimar ou cozinhar demais os alimentos. Uma orientação é cozinhá-los em temperaturas mais baixas por longos períodos de tempo.

  1. Vários estudos sugerem que consumir alimentos queimados pode aumentar o risco de certos tipos de câncer. Quando o alimento é cozido em excesso ou queimado, ele pode formar compostos chamados aminas heterocíclicas (HCAs) e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HPAs), que são carcinógenos conhecidos. Estes compostos têm sido associados a um aumento do risco de câncer de cólon, estômago e pâncreas.
  2. Problemas respiratórios: a queima de alimentos pode liberar fumaças prejudiciais, o que pode irritar o sistema respiratório e causar problemas.
  3. Problemas digestivos: alimentos queimados ou carbonizados podem ser difíceis de digerir e podem causar problemas gastrointestinais como náuseas, vômitos e diarreias.
  4. Aumento do risco de doenças cardíacas: consumir alimentos queimados ou carbonizados regularmente pode aumentar o risco de doenças cardíacas, promovendo inflamação no corpo e aumentando os níveis de estresse oxidativo.
  5. Perda de nutrientes: o cozimento excessivo ou a queima de alimentos podem levar à perda de nutrientes, o que pode ter um impacto negativo na saúde e no bem-estar em geral

Escreva sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 4 =

Setembro Dourado
Câncer infantojuvenil pode ter até 80% de cura
Saiba Mais
Facebook - Setembro Verde
Fique atento aos sinais do câncer de intestino
Saiba Mais
Hábitos que potencializam o risco de desenvolvimento do câncer
Evite alguns hábitos que potencializam o risco de desenvolver câncer
Saiba Mais

Receba novidades