A campanha Janeiro Branco foi criada com o intuito de disseminar a importância sobre a saúde mental e trazer conhecimento sobre o assunto. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a “saúde é um completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”. Diante disso, a campanha tem a seriedade de lembrar as pessoas sobre a urgência em cuidar da saúde mental e não apenas da saúde física, passando a ver o ser humano de forma holística e não desintegrada.
Idealizada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, a campanha teve seu início janeiro de 2014, quando um grupo de psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais, levantou a bandeira para falar sobre saúde mental, saúde emocional, sentido de vida, qualidade de vida e harmonia nas relações humanas.
O Ministério da Saúde em seu site oficial cita a importância de se ter hábitos saudáveis, tanto para o corpo quanto para a mente, e dá algumas orientações que podem contribuir com a qualidade de vida das pessoas.
Saiba mais:
1 – Reserve um tempo para curtir a vida e a convivência com os outros;
2 – Viva intensamente seus momentos em família;
3 – Pratique atividades físicas;
4 – Mantenha uma alimentação saudável;
5 – Reforce seus laços de amizade;
6 – Não abra mão de boas noites de sono;
7 – Não tenha vergonha de buscar ajuda de profissionais.