Você sabe o que é um linfoma?

Dia Mundial da Conscientização dos Linfomas

15 de setembro, é o Dia do Mundial da Conscientização dos Linfomas. Existem dois tipos de linfomas: o linfoma de Hodgkin e o linfoma não-Hodgkin, sendo diferenciados pelos tipos de células encontradas, pelo comportamento biológico existente e pela resposta aos tratamentos realizados. Os linfomas possuem altos índices de cura, porém, quanto mais cedo diagnosticados, melhores serão os resultados.

Sintomas do Linfoma

Em geral, a pessoa costuma apresentar sinais como, por exemplo, cansaço ou fraqueza, febre, sudorese noturna, perda de peso sem motivo aparente, dores no corpo, coceira na pele. Caso encontre nódulos (caroços) no corpo, principalmente na região da virilha, axilas, pescoço, clavícula e mandíbula, deve procurar um médico para que este indique ao especialista da área.

Tratamento do Linfoma

A quimioterapia é o tratamento padrão, podendo ou não, ser associada à radioterapia, o que vai depender do tipo do linfoma, estágio da doença, sintomas e o estado de saúde do paciente. Alguns linfomas não agressivos podem ser apenas acompanhados pelo médico, sem necessidade de um tratamento específico.

A radioterapia é adotada como parte do tratamento para a maioria dos pacientes com linfoma de Hodgkin e consiste na radiação do órgão-alvo com doses fracionadas. Já em linfomas, a radioterapia atua como tratamento adjuvante, ou seja, após a quimioterapia.

Escreva sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × cinco =

câncer de mama subtipo luminal?
Você sabe o que é um câncer de mama subtipo luminal?
Saiba Mais
Qual é a importância da farmácia no tratamento com radioterapia
Importância da farmácia no tratamento com radioterapia
Saiba Mais
Atividades físicas e hábitos saudáveis são aliados no combate ao câncer
Atividades físicas e hábitos saudáveis são aliados no combate ao câncer
Saiba Mais

Receba novidades