A radioterapia é um tratamento que utiliza radiações para destruir ou impedir que as células tumorais se multipliquem. É possível combiná-la com quimioterapia e com outros procedimentos, que podem variar conforme o tumor e o estágio em que a doença é diagnosticada. Além de diminuir o tamanho do tumor ou mesmo eliminá-lo, a radioterapia também serve para dar alívio ao paciente que sente muitas dores. Em alguns casos pode haver toxicidade na pele em função da área irradiada, nesses casos é importante no tratamento com radioterapia cuidados com a pele.
A pele é o maior órgão do corpo humano, cobrindo aproximadamente 7500 cm² de uma pessoa adulta. O órgão protege nosso corpo contra atrito, patógenos, perda excessiva de água e atua em sua termorregulação, além de conter receptores que permitem a percepção de dor, tato, temperatura e pressão. A epiderme e a derme – camadas distintas – formam a pele. Nela, será feita a demarcação da área a ser irradia de acordo com a localização do tumor.
Durante o tratamento radioterápico, a pele pode sofrer lesões descamativas ou mesmo bolhas semelhantes a queimaduras solares. Uma das maneiras de se evitar esse efeito é utilizar técnicas de planejamento computadorizado que evitem deposição de dose na superfície (pele). É nessa parte que entra o planejamento ou plano radioterápico que irá determinar quantas sessões serão feitas e qual a dose total – distribuída em cada sessão.
Outra maneira de diminuir os efeitos na pele é o uso de cremes específicos bem como o cuidado diário da região tratada. O Oncoville dispõe de equipe médica e de enfermagem que auxiliam diariamente os pacientes com medidas de prevenção e tratamento dos efeitos da radioterapia.
Dicas para proteger a pele durante a radioterapia:
• Mantenha a área irradiada limpa e seca. Pode lavar com sabão suave e água morna;
• Evite perfumes, cremes e loções com álcool na composição. Usar somente, se for o caso, creme indicado pelos rádio-oncologistas;
• Não utilize amido de milho ou pó de bebê em lesões nas dobras da pele;
• Evite expor a área tratada aos raios solares;
• Opte por roupas largas para evitar lesões por fricção;
• De preferência, evite coçar ou esfregar a região;
• Recomenda-se não aplicar compressas quentes sobre a pele.
Orientação importante é dada a todos os pacientes: as marcas de caneta sobre a pele (área demarcada) não podem ser retiradas, mas caso aconteça delas apagarem ou forem sumindo, não devem ser retocadas com outro tipo de caneta. Em sua próxima sessão, a equipe de enfermagem se encarregará de refazer.