Você sabe como funciona a radiocirurgia?

Você sabe como funciona a radiocirurgia

A radiocirurgia é uma técnica de tratamento usada em tumores pequenos localizados no cérebro ou no sistema nervoso central. O procedimento, considerado não invasivo, conta com altas doses de radiação enquanto minimiza a exposição ou acometimento dos tecidos sadios ou estruturas importantes próximas da região do alvo do tratamento.

Com a fusão de imagens de ressonância magnética e/ou PET_CT com a tomografia de planejamento, o médico rádio-oncologista localizará e delimitará a região a ser tratada. Após a realização do planejamento pelo físico-médico e sua aprovação pelo médico rádio-oncologista, o plano é exportado para a máquina de tratamento onde o paciente será posicionado. O processo permite tratar alvos em locais de difícil acesso com altas doses e em poucas sessões.

Segundo o físico-médico Paulo Cesar Dias Petchevist, do Oncoville, “com a radiocirurgia é possível tratar lesões em locais muitas vezes inacessíveis cirurgicamente, irressecáveis pela proximidade com as estruturas críticas ao redor da lesão ou quando os pacientes são inoperáveis pelo risco cirúrgico que representam individualmente”.

Onde pode ser usada a radiocirurgia?

  • Para tratar lesões benignas ou alvos que não são oncológicos, tumores malignos e metástases.
  • Lesões malignas: astrocitomas, glioblastomas e metástases de tumores primários de outros locais fora do sistema nervoso central.
  • Lesões benignas: adenomas de hipófise, neurinoma de acústico (schwannomas), neurofibromas, meningiomas, malformações arteriovenosas, entre outras formas não malignas em que o uso da radioterapia tem efeito comprovado.

A radiocirurgia também pode ser empregada em locais fora do crânio, ou seja, extracraniana, que é conhecida como radioterapia estereotática ablativa (SBRT ou SABR).

Outros órgãos também podem usufruir da técnica

Tórax: pulmão
Gastrointestinal: fígado
Sistema genitourinário: próstata
Coluna: cervical, toráxica ou lombar
Outros locais: linfonodos, reirradiação de locais previamente irradiados e metástases ósseas.

Escreva sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + 14 =

Serviço de Concierge possibilita que o paciente esteja focado somente no tratamento
Serviço de Concierge possibilita que o paciente esteja focado somente no tratamento
Saiba Mais
Dia Internacional da Luta contra a Endometriose
Dia Internacional da Luta contra a Endometriose
Saiba Mais
Dia Nacional sobre o Uso Racional de Medicamentos
Dia Nacional sobre o Uso Racional de Medicamentos
Saiba Mais

Receba novidades