Tabagismo é o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão

Criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde, o Dia Mundial Sem Tabaco é celebrado no dia 31 de maio e tem como objetivo alertar a população sobre as doenças e mortes evitáveis que estão relacionados ao tabagismo, o tabagismo fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que o câncer de pulmão é o segundo mais comum em homens e mulheres no Brasil e é o primeiro em todo o mundo desde 1985, tanto em incidência quanto em mortalidade. O levantamento ainda aponta que cerca de 13% de todos os casos novos de câncer são de pulmão.

Em cerca de 85% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco, entre eles cigarros, charutos, cachimbos e narguilés. Além de ser o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão, o tabagismo também está relacionado com doenças pulmonares crônicas (DPOC) e tuberculose, por exemplo, e também pode trazer doenças para o coração. Importante lembrar que os fumantes passivos, aqueles que não utilizam o tabaco, mas ficam próximos de uma pessoa enquanto ela fuma, também devem ter cuidado. O tabagismo mata mais de sete milhões de pessoas por ano no mundo, sendo que cerca de 900 mil são não-fumantes que morrem por respirar o fumo passivo.

Estudos mostram que a vida de uma pessoa que fuma 15 cigarros por dia é reduzida, em média, cinco anos. Parar de fumar é difícil para muitas pessoas, por isso é necessário buscar o apoio de especialistas que indicarão as melhores ações para que o vício no tabaco acabe. Quanto antes parar de fumar acarretará em benefícios para a saúde.

Sobre o Oncoville
O Oncoville é uma clínica de excelência em radioterapia que oferece tratamento para o câncer de forma integral e personalizada, seguindo padrões internacionais de qualidade. O centro de oncologia dispõe de uma infraestrutura ampla e moderna para garantir bem-estar e conforto aos pacientes. Dispõe de equipamentos modernos e com tecnologia de ponta, como aparelhos de imagem IGRT, IMRT e Braquiterapia em 3D, de alta precisão, que, aliados a uma equipe multidisciplinar especializada, garantem um tratamento oncológico de qualidade com alto nível de satisfação. A clínica mantém uma equipe de profissionais especializados e atualizados para aplicar técnicas altamente avançadas como Radiocirurgia craniana, Radioterapia com Intensidade Modulada – IMRT, Radioterapia Guiada por Imagens – IGRT e Braquiterapia em 3D. A conjugação de um tratamento eficaz aliado à excelência do atendimento de uma equipe altamente especializada é nosso maior referencial.

Escreva sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + treze =

Dr.-Daniel-na-Segunda-edição-do-GI-Update-Curitiba-tem-presença-de-médico-rádio-oncologista-do-OncovilleFacebook-2
Segunda edição do GI Update Curitiba tem presença de médico rádio-oncologista do Oncoville
Saiba Mais
Atenção com a saúde bucal no inverno durante o tratamento oncológico
Atenção com a saúde bucal no inverno durante o tratamento oncológico
Saiba Mais
Câncer e HPV: higiene da boca e vacina podem ajudar a evitar tumores
Câncer e HPV: higiene da boca e vacina podem ajudar a evitar tumores
Saiba Mais

Receba novidades