Orientar o paciente sobre os cuidados específicos que devem ser adotados durante o tratamento radioterápico. Por definição, este é o papel fundamental do Setor de Enfermagem do Oncoville. Mas, na prática, novas condicionantes são somadas à essa definição.
Atualmente, o Setor Enfermagem conta três profissionais, sendo dois enfermeiros e uma técnica de enfermagem. “Nosso trabalho se baseia nos cuidados de enfermagem aos pacientes que estão em tratamento de radioterapia, que são: orientação aos pacientes em relação aos cuidados e prevenção dos efeitos colaterais do tratamento; preparação dos pacientes para a realização de tomografia de planejamento; acompanhamento dos procedimentos de braquiterapia, bem como os procedimentos que necessitam de sedação do paciente. Além disso, realizamos medicações nos pacientes, quando necessário e prescrito pelo médico, e fazemos os curativos nos pacientes que apresentam radiodermite (inflamação na pele causada pela radiação)”, cita Fabíola Weber, Enfermeira Responsável Técnica pelo Setor e especialista em Gerenciamento dos Serviços de Enfermagem.
As atividades executadas para equipe de Enfermagem seguem os procedimentos e instruções de trabalho, os quais normatizam e protocolam as ações. “Quando o paciente vem pela primeira vez, o rádio-oncologista realiza a anamnese (história clínica) e exame físico do paciente, e, quando necessário, a equipe de Enfermagem auxilia na realização deste exame. Nas consultas semanais, de retorno de tratamento, o médico realiza o acompanhamento do paciente em relação aos possíveis efeitos colaterais e é nesse momento que pode solicitar a intervenção da equipe de Enfermagem para orientações e realização de procedimentos necessários para o alívio dos sintomas causados pelo tratamento”, cita a enfermeira.
Tratamento personalizado
Estar atenta às necessidades dos pacientes e realizar os procedimentos com muita atenção e cuidado são atividades que devem ser realizadas com responsabilidade, respeito, ética e comprometimento, trabalho basilar do Serviço de Enfermagem, do tratamento personalizada com toda atenção dispensada ao paciente, marca empregada pelo Oncoville.
O cuidado com o paciente se estende também para os familiares cuidadores. “Como o paciente realiza o procedimento de radioterapia diariamente e, dependendo o tratamento proposto, o mesmo tem duração de pelo menos um mês, a equipe de Enfermagem acaba conhecendo todos os pacientes e firma uma relação de confiança e cuidado com os mesmos. Sempre que necessário, seja pela própria solicitação do paciente ou identificado pelos tecnólogos de radioterapia que realizam o tratamento, a equipe de enfermagem realiza o atendimento e as orientações necessárias diante das queixas apresentadas. Os familiares são parte importante e essencial no tratamento do paciente e muitas vezes são eles que trazem até a equipe de Enfermagem as dúvidas e necessidades do paciente. Eles têm um papel importante durante todo o tratamento e igualmente são acolhidos”, destaca Fabíola.
Na ponta final do tratamento, quando o paciente recebe alta, todos os profissionais envolvidos no processo sentem-se gratificados e com a certeza do dever cumprido. “Quando o paciente termina o tratamento de radioterapia, depois de acompanhar toda a sua trajetória – desde o primeiro dia –, a alta é uma vitória do paciente e sua família, que temos muita satisfação em compartilhar. O processo de interação com o paciente caracteriza-se por atitudes de sensibilidade, aceitação e empatia entre ambos. A interação tem um grande papel na equipe de Enfermagem de modo a aumentar a capacidade de influenciar e ser influenciados quando se participa de um processo de comunicação e, dessa forma, favorecer o desenvolvimento de um cuidado efetivo para com o paciente.
Principais atividades exercidas pelo Serviço de Enfermagem
. Coordenar atividades administrativas inerentes ao Serviço de Enfermagem voltada à radioterapia;
. Assistência ao paciente em conformidade aos protocolos estabelecidos;
. Administração de medicações;
. Acompanhamento em exames e procedimentos médicos (braquiterapia);
. Realização de curativos.