Setor de Enfermagem do Oncoville prioriza o cuidado centrado no paciente

Orientar o paciente sobre os cuidados específicos que devem ser adotados durante o tratamento radioterápico. Por definição, este é o papel fundamental do Setor de Enfermagem do Oncoville. Mas, na prática, novas condicionantes são somadas à essa definição.

Atualmente, o Setor Enfermagem conta três profissionais, sendo dois enfermeiros e uma técnica de enfermagem. “Nosso trabalho se baseia nos cuidados de enfermagem aos pacientes que estão em tratamento de radioterapia, que são: orientação aos pacientes em relação aos cuidados e prevenção dos efeitos colaterais do tratamento; preparação dos pacientes para a realização de tomografia de planejamento; acompanhamento dos procedimentos de braquiterapia, bem como os procedimentos que necessitam de sedação do paciente. Além disso, realizamos medicações nos pacientes, quando necessário e prescrito pelo médico, e fazemos os curativos nos pacientes que apresentam radiodermite (inflamação na pele causada pela radiação)”, cita Fabíola Weber, Enfermeira Responsável Técnica pelo Setor e especialista em Gerenciamento dos Serviços de Enfermagem.

As atividades executadas para equipe de Enfermagem seguem os procedimentos e instruções de trabalho, os quais normatizam e protocolam as ações. “Quando o paciente vem pela primeira vez, o rádio-oncologista realiza a anamnese (história clínica) e exame físico do paciente, e, quando necessário, a equipe de Enfermagem auxilia na realização deste exame. Nas consultas semanais, de retorno de tratamento, o médico realiza o acompanhamento do paciente em relação aos possíveis efeitos colaterais e é nesse momento que pode solicitar a intervenção da equipe de Enfermagem para orientações e realização de procedimentos necessários para o alívio dos sintomas causados pelo tratamento”, cita a enfermeira.

Tratamento personalizado

Estar atenta às necessidades dos pacientes e realizar os procedimentos com muita atenção e cuidado são atividades que devem ser realizadas com responsabilidade, respeito, ética e comprometimento, trabalho basilar do Serviço de Enfermagem, do tratamento personalizada com toda atenção dispensada ao paciente, marca empregada pelo Oncoville.

O cuidado com o paciente se estende também para os familiares cuidadores. “Como o paciente realiza o procedimento de radioterapia diariamente e, dependendo o tratamento proposto, o mesmo tem duração de pelo menos um mês, a equipe de Enfermagem acaba conhecendo todos os pacientes e firma uma relação de confiança e cuidado com os mesmos. Sempre que necessário, seja pela própria solicitação do paciente ou identificado pelos tecnólogos de radioterapia que realizam o tratamento, a equipe de enfermagem realiza o atendimento e as orientações necessárias diante das queixas apresentadas. Os familiares são parte importante e essencial no tratamento do paciente e muitas vezes são eles que trazem até a equipe de Enfermagem as dúvidas e necessidades do paciente. Eles têm um papel importante durante todo o tratamento e igualmente são acolhidos”, destaca Fabíola.

Na ponta final do tratamento, quando o paciente recebe alta, todos os profissionais envolvidos no processo sentem-se gratificados e com a certeza do dever cumprido. “Quando o paciente termina o tratamento de radioterapia, depois de acompanhar toda a sua trajetória – desde o primeiro dia –, a alta é uma vitória do paciente e sua família, que temos muita satisfação em compartilhar. O processo de interação com o paciente caracteriza-se por atitudes de sensibilidade, aceitação e empatia entre ambos. A interação tem um grande papel na equipe de Enfermagem de modo a aumentar a capacidade de influenciar e ser influenciados quando se participa de um processo de comunicação e, dessa forma, favorecer o desenvolvimento de um cuidado efetivo para com o paciente.

Principais atividades exercidas pelo Serviço de Enfermagem

. Coordenar atividades administrativas inerentes ao Serviço de Enfermagem voltada à radioterapia;

. Assistência ao paciente em conformidade aos protocolos estabelecidos;

. Administração de medicações;

. Acompanhamento em exames e procedimentos médicos (braquiterapia);

. Realização de curativos.

A equipe do Setor de Enfermagem do Oncoville.

Escreva sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 3 =

entrevista do Drº Daniel Neves no Jornal Mundial News
Entrevista do Drº Daniel Neves no Jornal Mundial News
Saiba Mais
Oncoville conquista certificação ONA
Oncoville conquista certificação ONA
Saiba Mais
tratamento de câncer de próstata e impotência sexual
O que devemos saber sobre tratamento de câncer de próstata e impotência sexual
Saiba Mais

Visitado 149 vezes

Receba novidades