Radioterapia pode ser utilizada com finalidade paliativa

Radioterapia Paliativa

Embora não vise a cura, pode ser indicada para redução de sintomas

A radioterapia é a terapêutica que utiliza radiação ionizante em algumas etapas do tratamento oncológico. A maioria dos pacientes oncológicos necessitará de radioterapia em alguma fase da doença. A forma do tratamento dependerá do tipo de tumor, localização e estágio, bem como as condições gerais do paciente.

Uma das formas em que a radioterapia é utilizada, é aquela que chamamos de radioterapia paliativa que embora não vise a cura da doença, pode ser indicada para a redução ou alívio de sintomas, como dor, sangramento ou compressão sobre alguns órgãos.

A rádio-oncologista Paula Soares, do Oncoville, explica que a indicação e o momento desse tratamento é definido em conjunto com a equipe que assiste o paciente. “Geralmente são tratamentos com duração de poucos dias e com doses mais elevadas, com o objetivo de manter o paciente por menos tempo possível na estrutura hospitalar, assim como alívio mais rápido dos sintomas.”

Dra. Paula Soares destaca que a radioterapia paliativa é utilizada em situações específicas. E esta, quando realizada busca trazer ao paciente melhora na sua qualidade de vida.

Escreva sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + três =

Manter hábitos saudáveis deve ser uma meta em 2024
Manter hábitos saudáveis deve ser uma meta em 2024
Saiba Mais
Previna-se contra o câncer de pele
Previna-se contra o câncer de pele
Saiba Mais
A importância do exame de PSA para a saúde do homem
A importância do exame de PSA para a saúde do homem
Saiba Mais

Receba novidades