Julho é o mês da conscientização do câncer de bexiga

O mês de julho foi escolhido para conscientizar a população sobre os sintomas, fatores de risco e o aumento da incidência do câncer de bexiga. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou para 2020 a incidência de 10.640 novos casos de câncer de bexiga no Brasil, sendo 7.590 em homens (sétimo lugar em incidência) e 3.050 em mulheres. Um importante fator de risco modificável é o tabagismo, o qual aumenta também o risco de outras neoplasias e de doenças cardiovasculares.

O principal sintoma do câncer de bexiga é a presença de sangue na urina (hematúria), comum a outras doenças do trato urinário, como pedra no rim e infecção urinária. Podem estar presentes também dor pélvica, sintomas irritativos para urinar, dentre outros. 

O tratamento local de tumor de bexiga que invade o músculo (chamado doença músculo-invasiva) pode ser cirurgia ou radioterapia. A radioterapia é uma opção que, em pacientes selecionados (idealmente pacientes com estádio cT2N0, mas também é possível de ser avaliado em outros estadiamentos), permite o tratamento do tumor aliado à preservação da bexiga. 

Esta modalidade de tratamento consiste em irradiar o tumor e áreas de risco com doses fracionadas respeitando a tolerância dos órgãos normais próximos (principalmente reto, intestino e fêmures). Geralmente, o tratamento é realizado entre 4 e 6 semanas com frações diárias que levam em torno de 5-10 minutos e são administradas de segunda a sexta-feira. 

Para avaliação de quais são as melhores opções de tratamento de forma individualizada, é necessária a realização de história clínica, exame físico, avaliação de exames laboratoriais, radiológicos e anatomopatológicos (biópsia, a qual é feita geralmente por um procedimento chamado RTU (ressecção transuretral), que visa a retirada máxima do tumor, o que melhora o resultado de controle e preservação de bexiga.

Mesmo diante da pandemia, é importante investigar sinais e sintomas suspeitos, uma vez que o diagnóstico em estágios mais iniciais tem melhor resultado de controle. “No Oncoville, estamos tomando todas as medidas de segurança para conter a disseminação do novo coronavírus (COVID-19), a fim de prosseguir em nossa missão de cuidar de sua saúde com amor e carinho. Qualquer dúvida, fique à vontade e agende uma avaliação com nossos profissionais”, cita a equipe de rádio-oncologistas.

Escreva sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + 10 =

Radioterapia estereotáxica corporal é segura e eficaz para pacientes com lesão óssea não espinhal
Radioterapia estereotáxica corporal é segura e eficaz para pacientes com lesão óssea não espinhal
Saiba Mais
Principais tipos de câncer que atinge as mulheres
Conheça os principais tipos de câncer que atingem as mulheres
Saiba Mais
Dia Mundial da Saúde Bucal
Pacientes oncológicos precisam ter acompanhamento odontológico
Saiba Mais

Receba novidades