A Agência Nacional de Segurança Sanitária (Anses) publicou recentemente um estudo que serve de alerta para a população sobre a relação entre os alimentos com nitrato e nitrito e o aumento para o risco de desenvolver câncer colorretal. Quanto maior a exposição a esses compostos, maior o risco de câncer na população e de outras doenças.
Segundo a publicação da Anses, o principal problema é a adição de nitrato em alimentos, principalmente nos embutidos e carnes processadas. Além desses alimentos, a sociedade também é exposta de maneira constante aos nitratos, que estão presentes, inclusive, na água e nos vegetais, uma vez que atividades humanas contribuem para aumentar a concentração do elemento em recursos hídricos ou solos.
A adição pelo mercado de alimento de nitratos e nitritos nos embutidos visa limitar o desenvolvimento de bactérias que causam doenças, como a salmonela. Para a Anses, a redução da utilização dessas substâncias pode acontecer com medidas adicionais para o controle do risco de contaminação por outros meios, sendo adaptadas a cada categoria de produto.
Fica a dica: a recomendação para o melhor do bem-estar da população é de que o consumo desses alimentos não seja de mais de 150 gramas por semana.