Cuidados com a mente são tão importantes quanto com o corpo

Cudiados com a mente e o corpo

Em levantamento realizado em 2020 pelo Instituto Oncoguia, uma informação chama muito a atenção: a maioria das pessoas em tratamento oncológico em nosso país não sabe como lidar com a oscilação de humor. Vale salientar que a saúde mental é um dos pontos-chave para quem está realizando o tratamento contra o câncer. O impacto do diagnóstico pode levar o paciente a desenvolver problemas de ordem emocional como ansiedade e depressão, por exemplo. Acompanhamento multidisciplinar é fator importante tanto para o paciente quando para familiares e cuidadores.

Pesquisas apontam que um paciente oncológico tem mais chances de desenvolver um quadro depressivo e por isso é preciso desenvolver estratégias de intervenção para fortalecer o psicológico, minimizando a dor e o sofrimento. Essas medidas poderão ajudar a aceitar e superar este momento pelo qual está passando.

Campanha Janeiro Branco tem como foco a saúde mental

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem no Brasil aproximadamente 12 milhões de pessoas que sofrem de depressão e outras 20 milhões possuem sintomas de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, fobias, estresse pós-traumático e até mesmo ataques de pânico. A campanha Janeiro Branco tem como objetivo voltar o olhar para essa questão, com foco nas doenças da mente, no cuidado consigo mesmo. Vale a máxima: Mens sana in corpore sano (mente são em corpo são), citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.

Mas o que isso significa? Que é preciso viver em harmonia (equilíbrio), cuidando do corpo e da mente, mantendo um constante equilíbrio entre o bem-estar físico e mental para se ter uma qualidade de vida melhor. Muitas vezes, há a necessidade de mudança de comportamento, o que exige uma boa dose de dedicação e prática constante, mas com isso será possível atingir os resultados que a pessoa espera.

Dicas para cuidar do corpo e da mente

1 – Cuide de sua alimentação: de preferência, adote uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, evite produtos industrializados, substitua alimentos calóricos e gordurosos por alimentos naturais e saudáveis. Importante: coma menos e melhor e procure escalonar as refeições;

2 – Se hidrate: beba no mínimo dois litros de água por dia. A água é responsável por hidratar, nutrir e limpar o organismo das toxinas e impurezas;

3 – Pratique exercícios físicos: praticar exercícios é tão importante para o corpo quanto para a mente, pois ajudam a reduzir o estresse, aliviar a ansiedade, aumentar a capacidade cerebral e produtividade, melhorar a memória e a produzir substâncias químicas que nos tornam mais felizes.

4 – Preste atenção no seu sono: dormir bem ajuda a ter uma vida melhor e mais saudável, pois diminui a irritabilidade e o estresse, ajuda a emagrecer, melhora a pele, previne o envelhecimento precoce.

5 – Seja feliz: procure fazer atividades que sejam prazerosas. Vale um bate-papo com os amigos, uma ida ao cinema (tomando todos os cuidados possíveis em tempos de pandemia), leia um bom livro, ouça músicas, dance!

Sempre que possível, é bom fazer uma “higiene mental” para afastar os pensamentos negativos. Vale também tentar se livrar de mágoas, ressentimentos e tudo o que não faz bem. E lembre-se: cuide do seu interior, mantenha sua mente são em corpo são.

Escreva sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − quatro =

Janeiro Verde - Prevenção do Câncer do Colo do Útero v2
Janeiro Verde alerta para a prevenção do câncer do colo do útero
Saiba Mais
Dezembro Laranja: Tratamento contra o Câncer de Pele
Dezembro é o mês de prevenção contra o câncer de pele
Saiba Mais
Entrevista-Dr.-Enrique-Balloni-para-Rádio-Mundo-Livre-FM
Entrevista do rádio-oncologista Henrique Balloni, do Oncoville, à Rádio Mundo Livre FM
Saiba Mais

Receba novidades