41 3013-8800 Central de Atendimento
Siga o Oncoville
Prevenção e tratamento teste molecular para rastreamento do câncer do colo do útero e radioterapia como pilar terapêutico

Prevenção e tratamento: teste molecular para rastreamento do câncer do colo do útero e radioterapia como pilar terapêutico

Campanha Outubro Rosa visa à conscientização da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero

O câncer do colo do útero (também conhecido por câncer cervical) é um tumor maligno que se desenvolve na parte inferior do útero, chamada colo, que faz a comunicação entre o útero e a vagina. Ele geralmente começa a partir de alterações celulares progressivas causadas por uma infecção persistente pelo HPV (papilomavírus humano), especialmente pelos subtipos 16 e 18, que são os mais oncogênicos. Estatísticas apontam para o triênio 2023–2025 cerca de 17 mil novos casos por ano desse tipo de neoplasia, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA. No Paraná, para cada ano do triênio 2023-2025 são estimados cerca de 3.650 novos casos de câncer de mama. A faixa etária mais atingida são mulheres entre os 45 e 50 anos.

De acordo com a médica rádio-oncologista Luana Guerreiro, do Oncoville, clínica de radioterapia, o desenvolvimento do tumor se dá quando a mucosa do colo do útero é infectada pelo HPV, sendo, na maioria das vezes, adquirido por contato sexual. “Para grande parte das mulheres, o seu sistema imunológico consegue eliminar o vírus espontaneamente, porém, em alguns casos, a infecção persiste e causa alterações celulares chamadas de lesões precursoras. Com o passar dos anos ou décadas, pode evoluir para câncer invasivo se não for detectado e tratado precocemente”, aponta.

Uma das novidades neste ano diz respeito à Parte 1 das novas Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer de Colo do Útero, do INCA, que é a recomendação do rastreamento utilizando testes moleculares capazes de detectar DNA de HPV (papilomavírus humano) oncogênico, responsável pela maioria dos casos de câncer do colo do útero. Os testes estão em processo de distribuição, pelo Ministério da Saúde, a estados, entre eles o Paraná.

Os fatores de risco do câncer do colo do útero são comportamentais, como início precoce da atividade sexual; múltiplos parceiros sexuais (ou parceiro com múltiplas parceiras); relações sexuais desprotegidas. Mas também há fatores relacionados ao estilo de vida, como o tabagismo, capaz de duplicar o risco, pois facilita a persistência do HPV; uso prolongado de anticoncepcionais orais, baixa adesão ao rastreamento (falta de exames preventivos como o Papanicolau, por exemplo).

A prevenção desse tipo de tumor se dá pela vacina contra HPV, que deve ser tomada idealmente antes do início da vida sexual); testes moleculares; exames preventivos regulares, como Papanicolau e teste de HPV; uso de preservativo (reduz, mas não elimina totalmente o risco de infecção); não fumar; fazer o tratamento adequado quando houver lesões precursoras.

Tratamento com radioterapia

O tratamento é realizado pelas modalidades de Teleterapia ou Teleterapia com Braquiterapia associada. A Braquiterapia é um procedimento onde aplicadores específicos são introduzidos via vaginal para conduzir fontes radioativas à região a ser tratada no colo do útero. Os aplicadores impedem que haja qualquer contato físico da fonte radioativa em si com a paciente e que apenas a radiação proveniente dela entregue a dose prescrita à região-alvo. “Normalmente são necessárias quatro aplicações e cada uma delas tem em média duas horas de duração, explica o físico médico do Oncoville, Paulo Cesar Dias Petchevist.

Outra técnica de radioterapia usada é a Teleterapia, que consiste no emprego de feixes modulados de raios X à região-alvo, com a finalidade de entregar a dose prescrita ao colo uterino e preservar os órgãos de risco vizinhos a ele, como bexiga, reto, intestino, sigmoide e fêmures. A irradiação é feita de maneira indolor em 25 a 30 aplicações diárias com duração média de 15 minutos cada.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + 3 =

Acompanhe