Ao primeiro sinal de indisposição, dor ou mal-estar, apesar de não ser o mais indicado, a maioria das pessoas se automedica, o que pode acarretar em uma série de problemas para o organismo. Na tentativa de solucionar o incômodo, a automedicação pode causar uma intoxicação medicamentosa e até a piora dos sintomas.
O uso de medicamentos deve ser feito sempre com cautela, com prescrição médica e sempre com orientação de um profissional farmacêutico ou da saúde capacitado para esse fim.
Com o intuito de aumentar a conscientização da população sobre a importância de evitar a prática, foi criado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, comemorado em 5 de maio. A data é focada em ações que alertam sobre os riscos de utilizar medicamentos sem prescrição médica, já que essa prática pode causar alergias, intoxicações, interações medicamentosas, dependência, resistência a microrganismos, até casos mais graves, podendo inclusive levar à morte.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Uso Racional de Medicamentos foi definido como a situação em que “os pacientes recebem medicamentos adequados às suas necessidades clínicas, em doses que atendam às suas necessidades individuais, por um período de tempo adequado e ao menor custo possível”.
Cuide-se, não tome medicamentos por conta própria. Faça uso de forma segura. Proteja você e sua família.
Por Michelle Ramanzin, farmacêutica Responsável técnica do Oncoville.