Muito se fala do câncer de próstata (e muitos mitos também existem), mas você realmente sabe com o que deve se preocupar quando o assunto são os fatores de risco? Nós, do Oncoville, queremos mostrar a importância do diagnóstico precoce. Confira como enfrentar o câncer de próstata e realizar a detecção no estágio inicial da doença com esses fatores-chave:
Fatores de risco
A idade é um dos fatores de risco para o câncer de próstata mais objetivo, já que mais de 90% dos tumores afetam pacientes acima de 50 anos. Vale ressaltar outros fatores de hábito de vida relacionados ao tumor de próstata: sedentarismo, obesidade e, principalmente, o tabagismo e etilismo. Manter atividades físicas regulares, alimentação rica em legumes, fibras com baixa quantidade de carboidratos e gorduras é fundamenta para prevenção de diversas doenças. Lembre-se: evite cigarro e álcool!
Mudanças na quantidade e maneira (se sente dificuldade) para urinar nem sempre são um sinal de câncer de próstata, geralmente está associado ao aumento benigno (não câncer) da glândula.
Histórico familiar
Atenção! Se você teve ou tem avô, pai, tio ou irmão com câncer de próstata, isso pode dobrar o risco de também desenvolver a doença. Fique atento aos fatores de risco e inicie os exames de detecção precoce na faixa dos 45 anos.
Qualquer dúvida ou se você se enquadra em um desses fatores, busque imediatamente um especialista.
Dr. Henrique Balloni
CRM 27193