O Dia Mundial de Combate ao Câncer é celebrado hoje, 8 de abril. A data surgiu para reforçar a importância sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), o número de casos de neoplasias vem crescendo nas duas últimas décadas, fazendo com que a prevenção continue sendo a principal arma contra a doença.
Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que no período de 2020 a 2022 serão 625 mil novos casos de câncer no Brasil por ano, sendo o câncer de pele não melanoma o mais incidente no país, com 177 mil novos casos. Em segundo lugar estão os tumores de mama e próstata, com 66 mil casos cada.
O INCA ainda reforça que cerca de 80% a 90% de todos os casos de câncer estão associados a fatores externos, como o tabagismo, exposição excessiva ao sol, hábitos alimentares, alcoolismo em excesso, fatores ocupacionais, entre outros que podem ser evitados.
Os números mostram que é fundamental a conscientização da população em manter hábitos saudáveis e também realizar os exames preventivos com frequência. Se você estiver com alguma dúvida ou reparou algo diferente em sua saúde, procure um especialista. Quando diagnosticado em caso inicial, as taxas de cura aumentam e os tratamentos são menos invasivos.