Descubra os principais fatores de risco para o câncer de próstata

Fatores de risco para o câncer de próstata

Uma das perguntas mais frequentes é o motivo que causou o câncer de próstata. Existem duas causas principais: a primeira é a questão genética, que é do nosso próprio DNA. A segunda é ambiental. Esses dois fatores são os principais responsáveis pelo desenvolvimento do câncer de próstata. A questão genética não tem como ser mudada, mas a ambiental sim, com hábitos de vida saudável, alimentação balanceada, praticando exercícios físicos regularmente, evitando o consumo do álcool e tabagismo. 
 
A idade também é um dos fatores de risco para o câncer de próstata, já que mais de 90% dos tumores afetam homens acima de 50 anos. A hereditariedade também deve ser analisada, principalmente quando a pessoa apresenta na família um parente de primeiro grau, avô, pai, tio ou irmão que já teve ou tem câncer de próstata, isso pode dobrar o risco de também desenvolver a doença. 
 
A realização de exames periódicos também deve fazer parte da prevenção e diagnóstico precoce da doença. É importante ficar atento aos fatores de risco e iniciar os exames de detecção precoce na faixa dos 45 anos.
 
Lembre-se: quanto antes diagnosticado o câncer de próstata, maiores as taxas de cura.

Escreva sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

19 + nove =

Você sabe o que é Braquiterapia
Tudo o que você precisa saber sobre o tratamento com braquiterapia
Saiba Mais
Fique atento aos sinais do câncer de próstata
Fique atento aos sinais do câncer de próstata
Saiba Mais
Descubra a importância dos dosimetristas durante o tratamento radioterápico
Descubra a importância dos dosimetristas durante o tratamento radioterápico
Saiba Mais

Receba novidades