Técnicas de Tratamento

Todos os dias, pessoas como você confiam ao Oncoville seus tratamentos radioterápicos. Aqui se encontram desde as mais simples técnicas de Radioterapia às mais avançadas empregadas no mundo.

Radiocirurgia Craniana (SRS)

Cirurgia sem corte ou dor com altíssima dose de radiação, em apenas uma aplicação, com conforto e segurança para o paciente.

A Radiocirurgia Craniana é uma técnica não invasiva que envolve a administração de altas doses de radiação a uma pequena região localizada do cérebro em uma única fração de tratamento. Após a confecção de uma máscara de imobilização, cinco esferas refletivas são posicionadas sobre ela e uma imagem tomográfica de planejamento será obtida.

Com a fusão de imagens de ressonância magnética com a tomografia de planejamento, o médico radio-oncologista e o neurologista localizarão e delimitarão a região a ser tratada. Após a realização do planejamento e sua aprovação pelo médico radio-oncologista, o plano é exportado para a máquina de tratamento onde o paciente será posicionado.

O preposicionamento do paciente será feito pela câmera de infravermelho do sistema Exactrac, após a máscara ser colocada.  Em seguida, duas imagens de raios X, ortogonais entre si, serão obtidas e comparadas às de planejamento. Em caso de qualquer diferença de posicionamento (nos eixos vertical, lateral, longitudinal ou até mesmo rotacional) em relação ao planejado, a mesa robótica Exact-couch® se encarregará de corrigir, garantindo precisão submilimétrica de posicionamento da região-alvo.

A necessidade de alta concentração da dose é alcançada por tratamento com campos estáticos, arcos dinâmicos ou por intensidade modulada. Para isso, é utilizado um sistema de Microcolimação ultramoderno (m3® Brainlab), que se ajusta ao formato do tumor, enquanto a máquina gira em torno do paciente, administrando, assim, a dose de radiação para cada incidência.

Quando a radiocirurgia for administrada em mais de uma fração, o termo a que se refere a técnica muda para Radiocirurgia Estereotáxica Fracionada.

Acesse também: Radioterapia