Técnicas de Tratamento

Todos os dias, pessoas como você confiam ao Oncoville seus tratamentos radioterápicos. Aqui se encontram desde as mais simples técnicas de Radioterapia às mais avançadas empregadas no mundo.

IGRT

A Radioterapia Guiada por Imagem (IGRT) aumenta a precisão da localização diária do volume-alvo, minimizando efeitos colaterais.

O avanço das técnicas de entrega de dose de forma conformada (Conformacional 3D) e Modulada (IMRT) trouxe consigo a necessidade de uma técnica de verificação e monitoramento do volume-alvo de forma mais precisa. O IGRT (Radioterapia Guiada por Imagem) é esta técnica.

O Oncoville dispõe do IGRT Exactrac® Brainlab, um dos mais modernos do mercado.

O Sistema Exactrac é formado por um conjunto de dois equipamentos de raios X, mesa robótica, dois painéis detectores de alta resolução e um sistema de emissão e detecção de infravermelhos. A tomografia de planejamento contendo os alvos é enviada ao sistema para que sejam reconstruídos os mesmos planos que serão adquiridos durante o tratamento. Duas radiografias ortogonais são feitas, com o paciente em posição de tratamento, e comparadas àquelas geradas pelas imagens da tomografia de planejamento. O sistema calcula as diferenças na posição do paciente, em todas as direções (vertical, longitudinal e lateral), e se existem giros, inclinações ou rotações. Se houver, a mesa de tratamento corrige automaticamente, direcionando o paciente à posição correta e novas imagens são realizadas para garantir um grau de precisão submilimétrico.

Dependendo da região a ser irradiada, o tumor necessita de controles mais aprimorados. Por exemplo, em câncer de próstata, que se movimenta em função das mudanças fisiológicas do reto e da bexiga (que estão intimamente próximos ao órgão), é inserido via transretal 3 fiduciais (sementes de ouro), não radioativas, para monitorar em tempo real a posição da próstata. Dessa forma qualquer mudança de posição da próstata durante o tratamento é corrigida pela mesa robótica.

O IGRT (Radioterapia Guiada por Imagem) também pode ser indicado para auxiliar tratamentos que requerem extrema precisão, como a Radiocirurgia de Dose Única com Máscara (frameless) e a Radiocirurgia Estereotáxica Corpórea (SBRT).

Acesse também: Radioterapia